Dieta Gestacional: trimestre a trimestre

alimentação na gravidezUma grande dúvida que surge na gestação é sobre a alimentação. Não queremos engordar muito, mas também não podemos estar abaixo do peso.  Minha dica nesse momento é esquecer aquelas dietas malucas que você costumava fazer, seja ela para emagrecer, secar a barriguinha, definir os músculos, o que for… carboidratos vão entrar na sua dieta SIM, nada de limitar ao frango e clara de ovo nessa fase da vida.  Lembre-se que agora a alimentação não se trata apenas de você, mas de seu filho também. Pense em como ele precisa de todos os nutrientes e vitaminas. E nada de projeto verão! Agora é projeto bebê! São apenas alguns meses, logo você volta com sua dieta de sopa sete vezes por semana. E são justamente esses meses que farão toda a diferença na formação e desenvolvimento do seu nenenzinho dentro do útero.

Mas se você é daquelas que não gostam de seguir uma dieta, que a vida toda tentou começar na segunda mas acabou na terça, é hora de fazer uma forcinha extra. Eu sei que já estamos fazendo muitas forcinhas extras e saímos totalmente da nossa rotina, mas eu repito: alimentação adequada na gravidez é essencial. Hora de deixar um pouco de lado a pizza da semana, esquecer as novas hamburguerias da cidade e parar de comprar refrigerante no mercado. Primeiro que essas “porcarias” não ajudam em nada, e segundo que mais do que nunca você precisa de frutas, legumes, carnes e entre outras coisas saudáveis na sua vida. Não precisa necessariamente parar, mas reduzir. Um lanchinho de vez em quando pode vai, mas DE VEZ EM QUANDO.

Para ajudar as mamães com a alimentação, a BabyCenter publicou em seu site cardápios para cada trimestre da gestação, com seus respectivos nutrientes necessários. Estou compartilhando com vocês:

PRIMEIRO TRIMESTRE: Alimentos ricos em ácido fólico, vital para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Exemplo 1, Exemplo 2

SEGUNDO TRIMESTRE: Alimentos ricos em cálcio e vitamina D, essenciais para o crescimento de ossos e dentes fortes do bebê.

Exemplo 1, Exemplo 2

TERCEIRO TRIMESTRE: Alimentos que proporcionam uma verdadeira recarregada de baterias e energia.

Exemplo 1, Exemplo 2

Estou tentando seguir uma dieta certinha e esses cardápios me ajudam bastante. Não precisa ser necessariamente esses alimentos, mas se for trocar alguma coisa, tente substituir por semelhantes. Uma dica é imprimir os cardápios e colar na geladeira, ou em um caderninho que você tenha sempre a mão. Espero que possa ajudá-las também. Beijos!

Clique aqui para ver a página da BabyCenter

Anúncios

Um comentário sobre “Dieta Gestacional: trimestre a trimestre

  1. Pingback: Estrias na gravidez | Mami Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s