Diagramando o seu primeiro álbum no InDesign

diy

Semana passada postei no Instagram que havia quase finalizado meu primeiro álbum fotográfico diagramado no InDesign. De início era apenas um trabalho de faculdade, porém acabei utilizando a ideia para uso pessoal. A área digital é a que me envolve realmente no jornalismo. Essa coisa de repórter não é comigo, meu negócio é criar ou escrever. Enfim, outra hora eu falo um pouco mais sobre a vida do estudante de jornalismo.

Voltando ao assunto, decidi fazer da festinha de três anos da minha prima o meu palco fotográfico. Quando se fala em diagramar, parece até um pouco complicado. Exige tempo e dedicação, ainda mais quando você não entende do assunto. Minha dica de hoje é para quem prefere economizar um dinheirinho e criar seu próprio álbum. Seja para uma festa de criança, um evento com os amigos, ou qualquer momento especial. Vale até presentar o namorado com um tema mais romântico.

Por onde começar?
O primeiro passo é ter em seu computador um software de editoração para a diagramação desse álbum. Eu utilizei o Adobe InDesign. Você pode baixar a versão de avaliação grátis por 30 dias, depois comprar ou não fica por sua conta. – clique para abrir o site Adobe .

O InDesign não é um software que você aprende a mexer da noite para o dia. Na minha opinião, assim como todo o pacote Adobe, o ideal seria realizar um curso específico para a aprendizagem total do programa. Para os moradores de Londrina e região, eu recomendo os treinamentos em computação gráfica da VTCOM, onde realizei o curso de Photoshop e me apaixonei por essa área. Para saber mais sobre as aulas e entrar em contato, segue o link – cliquei para abrir o site da VTCOM. Mas se a única coisa que você quer mesmo é criar o álbum e nunca mais vai utilizar o software na vida, os tutorias dão conta do recado.

Eu encontrei esse tutorial no YouTube, postado pela Huaíne Nunes, que ajuda bastante quem nunca teve contato com o programa. No vídeo ela ensina todos os passos para diagramar o seu álbum, desde abrir um novo documento até salvar para impressão:


Diagramação de Álbuns no Adobe InDesign – Huaíne Nunes

Mas e o layout? (design)
Aí você pode escolher. Vai depender muito do tema, talvez prefira algo mais colorido por ser festa de criança, mais romântico por ser um presente de namoro, ou mais básico, preto e branco mesmo. Essa é a hora de criar! Mas… se a criatividade não vier, vale pesquisar e procurar inspiração. No Pinterest você vai encontrar muita coisa interessante, com certeza alguma delas vai te agradar. Eu já fiz a pesquisa e para ver o resultado de layouts fotográficos é só clicar no link. Dica: você pode fazer as pesquisas em português, mas a diversidade é maior em inglês. – clique aqui ver alguns layouts no Pinterest.

albumColoquei de exemplo para vocês uma das lâminas do meu álbum. A diagramação está finalizada mas o acabamento não, o que justifica alguns “defeitinhos” esteticamente. Desfoquei o fundo dessas duas fotos no Photoshop, o que ajuda a chamar a atenção para o primeiro plano, no caso a pessoa principal do álbum.

Está pronto, e agora?
Agora é só revisar e imprimir. Lembrando que o álbum precisa estar de acordo para impressão, ou a qualidade pode não ficar boa. Sabe aqueles locais que antigamente você levava o filme da máquina fotográfica para revelar? Ou se você não é dessa época, os lugares onde você manda imprimir suas fotos do pen drive. Então, certamente eles farão a impressão do álbum. Mas não é uma impressão comum, e custa em torno de R$150,00.

Como sou extremamente chata de perfeccionista, ainda vou ajustar umas coisinhas no meu álbum. Assim que estiver tudo pronto e impresso eu mostro para vocês como ficou. Gente, é muito gostoso fazer essas coisinhas você mesma, vale a pena tentar pelo menos uma vez. Espero que as dicas possam ajudar. Comentem o que acharam e quem decidir “botar a mão na massa”, mandem para mim o resultado. Beijos da Cá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s