Cupcakes para amadoras na cozinha – Ganache e Brigadeiro

cupcakesEstão programando alguma festinha? Que tal você mesma fazer os docinhos em vez de encomendar? Apesar da mão de obra, dá para economizar um dinheiro legal. Minha dica hoje é sobre cupcakes. Mas assim, dica de uma super amadora na cozinha. Apesar de gostar (e muito), eu nunca tinha trabalhado com eles na vida. O importante é que deu certo e foram aprovados.

Massa

12291 Mistura para Bolo Fleischmann Chocolate 450gDepois de procurar e achar várias receitas para a massa do cupcake, eu decidi fazer a mais preguiçosa, a massa pronta de saquinho. Como eu disse, não sou nenhuma expert nem nada, então estou contando apenas com o meu paladar. E na minha opinião, ficaram ótimos. Usei a massa de chocolate da marca Fleischmann, minha preferida na verdade. Super macia, não emborrachou, muito fácil e boa de trabalhar. 

Coloquei as forminhas de papel dentro de uma outra forma (pode ser de empadinha, de cupcake mesmo, ou de petit gateau) e enchi 1/3 com a massa. Depois de pré aquecer o forno, deixei assando por +- 20 minutos a 190 graus.

Quando os cupcakes esfriaram, cortei as tampinhas e retirei uma parte da massa de dentro (para rechear). 12231156_1090978830912110_536013831_n

Quanto ao recheio/cobertura, decidi testar primeiro o ganache e o brigadeiro.

Cobertura – Ganache
– 150 gramas de chocolate em barra
– 70 gramas de creme de leite 

Modo de fazer: Esquente o creme de leite em fogo baixo até começar a ferver, então coloque-o imediatamente sobre o chocolate picado. Misture até o chocolate derreter e deixe esfriar. / Ou então você pode derreter o chocolate no microondas (deixa por 30 seg, tira para mexer, deixa +30 seg) e depois acrescente o creme de leite.

O que eu fiz: Utilizei a primeira opção do modo de fazer, com 70% chocolate amargo, 30% chocolate ao leite e creme de leite de lata. (É preferível o creme de leite fresco, ou a lata. O de caixinha possui pouca quantidade de gordura e não recomendo utilizar em nenhuma receita). Deixei esfriando na geladeira, mexendo de 15 em 15 minutos +-, até conseguir a consistência desejada.

Essa é uma proporção boa para fazer a cobertura de um cupcake, pois precisa ser um pouco mais consistente. Se você quiser um ganache mais fácil de espalhar (cobrir um bolo, por exemplo), pode usar a mesma quantidade de chocolate e de creme de leite.

Cobertura – Brigadeiro
– 1 lata de leite condensado
– 1/2 lata de creme de leite
– 2 e 1/2 colheres (sopa) de chocolate em pó
– 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer: Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.

O que eu fiz: Coloquei primeiro a manteiga (utilizei sem sal) e por último o creme de leite. Deixei esfriando em temperatura ambiente. É um brigadeiro normal, sem segredos.

Decoração
Você pode se divertir decorando os cupcakes como desejar. Eu utilizei o bico 1M da marca Wilton, por ser mais largo e fácil de trabalhar com brigadeiro e ganache. Se você não tiver, pode improvisar. Os cupcakes não precisam necessariamente ficar com aquela voltinha em cima, então basta usar a sua criatividade e abusar dos confeitos.

12226686_1090978797578780_1917850113_n

Eu não vou mentir, os primeiros saíram horríveis. Mas com o passar dos cupcakes fui pegando o jeito e consegui fazer uma decoração até decente.

12226693_1090978847578775_1237681527_n

E aí estão meus cupcakes! Esses mais claros são os de brigadeiro e os mais escuros de ganache. Particularmente, preferi trabalhar com o brigadeiro. Os primeiros de ganache ficaram bons, mas depois ele acabou ficando mole dentro do saco de confeitar. Já o brigadeiro manteve a consistência. Eu poderia ter colocado alguns confeitos ou frutinhas em cima, mas esqueci de comprar no mercado (chateada).

Então gente, não desanimem viu? É tudo questão de prática, logo logo você e eu estaremos fazendo cupcakes maravilhosos! Semana que vem quero testar o buttercream, o glacê e talvez a pasta americana, vamos ver se consigo fazer algumas flores para decorar. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem seu comentário! Será super bem vindo. Beijos da Ca.

Deixe um comentário

