Estrias na gravidez

estrias

Só pensar em estrias eu já tenho vontade de chorar. Dá para imaginar por que né? Sim, infelizmente eu não pude me livrar delas. E justamente por isso eu resolvi dar umas dicas para vocês não cometerem os mesmos erros que eu.

Entendendo as estrias
Basicamente as estrias são cicatrizes formadas devido ao rompimento das fibras. O estiramento excessivo ou rápido da pele (como ocorre na gravidez) faz com que esse rompimento aconteça. Também está ligada ao fator hereditário, ou seja, se sua mãe ou avó sofreu com esse problema na gravidez, é bem provável que você possa sofrer também.

No início as estrias serão avermelhadas (rubras) e depois acabam se tornando esbranquiçadas (albas). As rubras possuem essa coloração porque ainda existe um conjunto sanguíneo adequado na área, se tratadas rapidamente podem até desaparecer. Já no caso das albas, são mais profundas e não são vascularizadas, sendo mais difícil tratar e impossível recuperar 100% da pele atingida.

Cuide bem da sua pele
A hidratação da pele é importante para que as fibras de colágeno e elastina aguentem a pressão que o crescimento da pele faz durante a gravidez. Alguns hidratantes e óleos podem AJUDAR com o aparecimento das estrias, mas isso não quer dizer que elas não te incomodarão. Os médicos recomendam que a hidratação comece antes mesmo da gravidez, ou então logo no início.

O meu problema foi não suportar o cheiro do hidratante. Por mais que na embalagem especificasse “sem odor”, eu sentia um cheiro terrível impregnando minhas roupas e os lençóis. Eu pensava “aaa, eu não vou ter estrias não”, e decidi parar de utilizar. Aos quatro meses de gestação (+-) o cheiro já não me incomodava tanto, foi quando reiniciei a hidratação da pele. Mas infelizmente as estrias na parte inferior dos seios já estavam aparecendo, eu comecei a me preocupar também com a região abdominal.

Alimentação adequada
Essa parte é super importante não apenas para evitar o aparecimento de estrias, mas como também para manter a sua saúde e a do bebê em dia. Os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, possuem substâncias antioxidantes, agindo como estimulantes do colágeno da pele. Já os ricos em vitamina E, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, possuem propriedades anti-envelhecimento para a pele e servem para proteger as células do organismo.

Lembre-se de controlar o ganho de peso na gravidez e engordar somente o necessário (aproximadamente 12 kg). Para isso acontecer, é recomendável que você tenha uma alimentação balanceada, seguindo uma dieta saudável e evitando gorduras e açúcares em excesso.

Vale a pena conferir os cardápios adequados na gravidez desse post aqui no blog:
Dieta Gestacional: trimestre a trimestre

E uma dica: ÁGUA! Beba muita água, sempre que possível. Ela ajuda a manter a hidratação e elasticidade da pele, uma vez que a pele desidratada é mais propensa ao aparecimento de estrias.

Mas não se esqueçam gente, todas essas informações ajudam a evitar as estrias, mas não garantem 100% que elas não apareçam. Só que não faz mal seguir as instruções né? Melhor tentar evitar.

No meu caso, eu engordei apenas 10 quilos e nenhuma das mulheres da minha família tiveram estrias durante a gravidez. Porém, isso não fui suficiente para elas não aparecerem no meu peito e na barriga. Chateada.

Se como eu, você não conseguiu manter a pele longe das estrias, não se desespere e muito menos deixe isso afetar a sua autoestima. É um processo totalmente normal na gravidez e você ainda pode optar por um tratamento mais profundo algum tempo depois do bebê nascer, como o tratamento à laser.

368032
Este é o hidratante que eu estou utilizando, o Luciara Creme, da Bayer. Mais informações sobre ele você encontra aqui: clique para abrir o site Luciara – Bayer.

E vocês gente, sofreram ou estão sofrendo com as estrias? Me conte nos comentários! Beijos da Ca.

 

 

2 comentários sobre “Estrias na gravidez

  1. Gostei do post eu não sofri com estrias nas minhas 2 gestações mesmo sendo bem magra teve dias que a pele estava tão esticada que meu recurso era fazer uma mistura de hipoglós ,óleo de amendoas e creme assim eu tinha um alívio, também tomei Maxxi 30 da Racco que contém colágeno …acho que isso ajudou mesmo não fazendo isso como rotina mas quem quiser se prevenir é melhor tentar fazer uso de cremes apropriados constantemente.Abraço

    Curtir

    • Olá Selma, que bom que gostou! E melhor ainda, que bom não ficou com as estrias! Eu já não tive tanta sorte assim 😦 haha. Eu li sobre essa mistura de hipoglós, sempre quis saber se funciona mesmo. Faço de vez em quando uma esfoliação com borra de café, mas não quis comentar sobre isto no post porque vai que além de não funcionar atrapalha né? 😂 Primeiro vou ver se realmente ajuda em alguma coisa. Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário